segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eles não podiam acreditar




Marcos diz sobre os discípulos de Jesus,“Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. E Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir, dizendo: Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios; hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará” (Marcos 10:32-34).

Jesus estava a caminho de Jerusalém para levar seu ministério terrestre à sua conclusão pretendida. A hostilidade nos corações dos principais sacerdotes e dos anciões para ele não era nenhum segredo. A última vez que estava em Jerusalém precedente a esta viagem, seus inimigos haviam tentado em duas ocasiões apedrejá-lo, quando ele proclamou sua divindade. 

Ele disse aos fariseus: “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo” (João 8:58-59). Nessa mesma visita a Jerusalém, outra vez proclamou sua divindade, dizendo: “Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar” (João 10:30-31). Então João nos diz no versículo 39: “Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos”


Não é de se espantar que seus discípulos estavam maravilhados e assustados enquanto ele continuou a viajar para Jerusalém apesar do perigo que o aguardava lá.
Mas apesar dos apóstolos sentirem a hostilidade dos escribas, dos fariseus e dos sacerdotes em relação a Jesus, e de saber que eles o destruiriam se pudessem, eles não podiam acreditar que Jesus seria preso, condenado e morto.


Agora, aqui em Marcos, capítulo 10, pela terceira vez, o Senhor tenta fazer seus apóstolos ficarem cientes do que o esperava em Jerusalém – e que faz parte do plano eterno de Deus. 

Ele já havia contado essas mesmas verdades em Marcos 8:31 e em Marcos 9:31. No entanto, com todos seus avisos prévios, a crucificação e a ressurreição os pegaram de surpresa. Em sua passagem paralela a nosso texto, Lucas diz: “Eles, porém, nada compreenderam acerca destas coisas; e o sentido destas palavras era-lhes encoberto, de sorte que não percebiam o que ele dizia” (Lucas 18:34).

–por Clarence R. Johnson

VIA CRUZADA DESPERTAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ministresfiretothenations.blogspot.com