segunda-feira, 16 de abril de 2012

AVAREZA


Avareza
                                              Pr. Airton Evangelista da Costa


AVAREZA, segundo o Dicionário Aurélio: 1. Excessivo e sórdido apego ao dinheiro; esganação. 2. Falta de generosidade; mesquinhez. 3. Fig. Ciúme, zelo. 
É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano... O pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Para o avaro, os bens materiais deixam de ser um meio para aquisição de bens e serviços e para a satisfação das necessidades, mas um fim em si. A avareza opõe-se à virtude da generosidade. Ainda de acordo com a definição usual, valores imateriais como a inteligência, cultura, arte, beleza e amor não existem para o avarento, pois tais elementos são abstratos e não podem ser convertidos em dinheiro. O avarento renega aos próprios desejos e necessidades para ter apenas uma possibilidade de gozar do fato de poder possuir um pouco mais de dinheiro em suas economias” (Wikipédia, a enciclopédia livre).
A Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7). Daí porque outros sentimentos nocivos ocupam o coração do avarento. Por óbvias razões, o avarento tem ciúme doentio se seus pertences, ainda que sejam pequenos objetos. Não os empresta, não os doa. Preserva-os e os defende por toda a vida. Deus condena a avareza, e a trata como idolatria.
“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem” (Mc 7.21-22).
“Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15).
“Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus” (Ef 5.5).
“Fazer dos ganhos ou das riquezas da terra o propósito da nossa vida é um erro fatal que leva à perdição eterna. A palavra grega traduzida “avareza” (pleonexia), literalmente significa a sede de possuir mais. A avareza nada tem com o provimento das nossas próprias necessidades e as da nossa família. Enquanto trabalhamos para suprir as nossas necessidades, devemos ser ricos para com Deus e buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça. Cada crente deve atentar para esta advertência de Jesus (Lc 12.15) e examinar se há egoísmo e avareza em seu próprio coração” (Bíblia de Estudo Pentecostal).

Para o avaro, “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus” soa como algo sem nenhum sentido. Em primeiro lugar estão seus bens, suas terras, seu dinheiro. Com orgulho, menciona-os como um tesouro.
O avarento zomba das pessoas generosas. Sempre tem uma desculpa na ponta da língua: “Ninguém nunca me deu nada”; “tudo consegui com sacrifício”. Não concebe que tudo vem de Deus, até a própria vida.
O avarento considera que fazer o bem, ajudar as pessoas, aconselhar, pregar o evangelho são práticas inconcebíveis, pois não produzem dinheiro.
A avareza é um sentimento maligno. Se Jesus fosse amante das riquezas, teria sido riquíssimo: Disse-lhe Satanás: “Tudo isto lhe darei [riquezas e glórias mundanas] se, prostrado, me adorares”. Respondeu Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás” (Mt 4.9-10).


Vídeo do artigo: http://www.youtube.com/watch?v=jEXi4lzv6rA
Áudio (senha para download: jas001):
http://www.4shared.com/audio/brEJQd31/AVAREZA.html?dirPwdVerified=d234f404


VIA CRUZADA DESPERTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ministresfiretothenations.blogspot.com